Como prestar serviço de freelancer pela internet?

 Sabe aqueles serviços prestados esporadicamente, para um cliente e outro, muito conhecido por aí como bico? Aqueles servicinhos que você faz para alguém quando quer ganhar uma graninha extra, digitando um texto, preenchendo umas planilhas, tirando umas fotos... Então, é possível se aplicar para alguns desses serviços pela internet, você sabia? Pois é, neste exato momento tem gente procurando por alguém que preste algum serviço que você que está lendo esta postagem, sabe fazer.

Trabalhando como freelancer pela internet

Talvez você já saiba o que significa, se não sabe, talvez já tenha ouvido falar, o termo "FREELANCER" se refere ao profissional que presta seus serviços sem vínculo registrado em carteira de trabalho, de forma autônoma. É o famoso "BICO", você já deve ter ouvido essa expressão: vou fazer um "bico" como digitadora, por exemplo. Significa que você vai realizar algum trabalho sem vinculo em carteira profissional, pago como se fosse um projeto, você realiza o serviço pedido e recebe por ele, sem qualquer vínculo duradouro entre você e o contratante.

Agora que você já entendeu como o trabalho de freelancer funciona, podemos passar para o próximo ponto, o crescente número de pessoas que estão prestando serviços pela internet. Isso mesmo, são serviços que podem ser prestados por você de dentro da sua casa, através do seu computador ou celular. 

Existem vários serviços que você pode fazer pelo seu computador.  tem serviços de design, suporte administrativo, vendas, atendimento ao cliente, tradução de conteúdos, enfim uma infinidade de atividades. E vocês devem estar se perguntando: Ok, mas como e onde eu me inscrevo para prestar esses serviços? É isso que vamos te responder agora!!! Tem alguns sites na internet que servem exatamente para isso, eles funcionam como uma ponte entre quem procura pelo serviço e quem presta o serviço.

Antes de falar sobre os sites que nós pesquisamos, preciso informar que nós não temos nenhum vínculo com eles ou muito menos somos patrocinados para divulgá-los, nós apenas pesquisamos alguns deles e vamos postar a nossa opinião a respeito, com o exclusivo intuito de mostrar alternativas para quem está buscando uma maneira de ganha uma grana extra e não sabe como.

Um dos sites que nós acessamos foi o WORKANA - www.workana.com/jobs - 

Nossas impressões: 

Um site bem fácil de usar, você abre a página e no canto esquerdo, na categoria de projeto, você seleciona o tipo de trabalho que você deseja prestar, entre as categorias estão TI e Programação; Design e Multimídia; Tradução de Conteúdo; Marketing e Vendas; Suporte Administrativo, dentre outras... Depois de escolher a categoria, você clica em pesquisar e então vão aparecer as propostas, ou seja, quem quer contratar o serviço vai fazer um anúncio da atividade desejada, você deve ler cada uma delas e verificar que tipo de serviço se adequa as suas habilidades, caso encontre alguma, você faz uma proposta para o anunciante, descrevendo o motivo do seu interesse em prestar aquele serviço, se você possui experiência/habilidade para presta-lo, o prazo necessário para a entrega do serviço e o valor que você gostaria de receber por aquela atividade. Pronto, aí é só aguardar o anunciante e saber se ele vai querer fechar o trabalho com você.

É importante esclarecer que, caso você feche o trabalho, ou melhor, caso o anunciante decida conferir a você a execução do serviço o site receberá a remuneração, e esse valor é incluído pelo próprio site.  Segundo as políticas do site, você não deve mencionar a respeito da comissão do site quando estiver tratando com o cliente, pois isso pode ser interpretado como um convite a desintermediação  e poder resultar em uma sanção.

De acordo com o site, o valor da comissão cobrada por eles diminui a medida que mais trabalhos são realizados para um mesmo contratante, mas isso e outras informações você pode obter clicando no link COMO FUNCIONA, na parte superior do site, lá tem tudo bem explicado.

Alguns serviços disponíveis


Acessamos o site na data desta postagem e, dos muitos projetos disponíveis, resolvemos destacar alguns que acreditamos serem possíveis de realizar sem a necessidade de alguma formação específica ou alguma habilidade especial:

  •  Serviços de pesquisa: Um dos anúncios que nós observamos e que estava disponível hoje foi o de serviço de pesquisa. O anunciante precisa de uma pesquisa das 50 imobiliárias e 50 construtoras mais seguidas no Instagram.  Nos parece um serviço bem tranquilo de ser realizado e só demanda tempo de uma conta no Instagram para ser realizado;
  • Serviço de assistência virtual: Neste caso, o anunciante precisa de alguém para atender seus clientes que entram em contato pelo WhatsApp ou Instagram;
  •  Secretária Virtual: Neste caso o anunciante precisa de alguém para suporte na organização de sua agenda, com agendamento de reuniões, por exemplo;
  •  Gestão de Conta no Instagram: O anunciante precisa de alguém para gerenciar conta no Instagram, planejando conteúdo e gerando engajamento;
  • Edição de vídeo: O anunciante quer alguém que crie um vídeo com fotos para homenagem de um ente querido;  
  • Gestão de Conta no Instagram: O anunciante precisa de alguém para gerenciar conta no Instagram, planejando conteúdo e gerando engajamento;
  • Edição de vídeo: O anunciante quer alguém que crie um vídeo com fotos para homenagem de um ente querido;
  • Vinheta para vídeos em Canal do YouTube: Nem é necessário explicar o que o anunciante quer;
  • Serviços de Narrador: O anunciante precisa de alguém para narrar um texto que servirá de base para um vídeo animado;
  • Criação de Banner e Logotipo: Encontramos muitos anúncios desse tipo em que o anunciante deseja que elaborem Banners ou logotipo para sua marca/empresa;
  • Serviço de tradução: Encontramos inúmeros anúncios como esse, e por causa disto vamos fazer uma postagem sobre cursos de inglês gratuitos on-line, fiquem ligados! 

Tiramos esse print de parte da tela do nosso computador quando acessamos o site:

 
   
O site pesquisado pelo passa a dica não é o único que oferece essas oportunidades, em busca realizada pelo Google, localizamos outros e se vocês tiverem interesse podemos fazer um resumo como fizemos aqui. Escolhemos esse site para fazer a resenha pois percebemos que ele está sendo muito citados nos vídeos em geral.

Outros sites:

  • www.freelancer.com.br
  • www.99freelas.com.br

Conhece outros sites e quer que a gente pesquise e poste nossa impressão a respeito? É só entrar em contato!

Leia Passa a Dica aí!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É possível ganhar dinheiro online?